Se você está pensando em proteger o seu veículo, o ideal é contratar um seguro auto. Esse simples documento garante que em situação de danos, furto ou roubo, o seu transporte segurado será ressarcido e você não sairá tão prejudicado.
Quando você contrata esse tipo de seguro o objetivo principal é garantir a proteção do bem e se ver livre de prejuízos. Para que isso funcione, a seguradora precisa garantir que cumprirá seu papel na indenização do mesmo, mas o segurado também possui suas obrigações com a seguradora, que vão além do simples pagamento das parcelas do seguro.
Quer saber como você pode se proteger em situações de sinistro? Continue lendo esse artigo e conheça as suas responsabilidades para garantir o cumprimento da sua seguradora.
Resumidamente, o seguro de automóvel é o contrato entre cliente e seguradora em que a indenização do bem segurado (veículo) é garantida pela seguradora mediante pagamento de um prêmio (valor que é geralmente pago mensalmente pelo cliente). Neste contrato, a empresa seguradora assume o risco e indeniza o segurado em caso de sinistro.
Para efetuar esse contrato você precisa entender os elementos presentes na estrutura deste contrato.
Contribuições periódicas, definitivas e moderadas, determinadas pelas partes, que são pagas pelo segurado em troca dos riscos assumidos pela seguradora.
Trata-se do objeto do seguro. Neste caso, do automóvel.
É o valor da reparação e compensação paga pela seguradora ao segurado como forma de ressarcir os prejuízos econômicos sofridos e os riscos assumidos no contrato. Por isso, é necessário provar os fatos e comprovar o dano.
É um documento que certifica o contrato. Às vezes, o próprio contrato é considerado. Prova a existência do acordo e a obrigação do segurado de pagar prêmios de seguro e a existência de qualquer obrigação da seguradora de indenizar.
O contrato de seguro é bilateral, funciona como uma via de mão dupla, assim como há obrigações por parte da seguradora, o lado do segurado também tem seus requisitos a cumprir.
No contrato há obrigatoriedades contendo informações que o segurado pode e não pode fazer. Abaixo, listamos os requisitos mais comuns que você encontrará ao fechar um contrato de seguro auto:
Há seguradoras que colocam uma sessão separada de obrigações especiais para o caso de sinistro. Algumas delas são:
Agora que você já entendeu quais são as suas responsabilidades, ficará mais seguro ao fechar o contrato. Se ainda está com alguma dúvida, entre em contato conosco, estamos disponíveis para ajudar você. Entre em contato e conheça nossas soluções.
Fale conosco!