O que significa ser saudável para você? Provavelmente sua resposta incluiu algo como comer bem, praticar atividades físicas e manter um peso saudável, mas, para uma vida realmente saudável, visitar periodicamente um médico é indispensável, e a melhor maneira de fazer isso é através de um check-up.
Realizar exames preventivos, ou simplesmente um check-up (ou checape, no bom português) nada mais é do que fazer uma verificação completa no seu estado de saúde. Ao contrário do que se pode pensar, o objetivo do check-up não é encontrar doenças, mas prevenir e evitar que elas apareçam.
Isso porque várias enfermidades, como doenças cardiovasculares, por exemplo, surgem a partir de pequenas alterações muitas vezes assintomáticas, como hipertensão, diabetes e colesterol. Assim, os exames periódicos permitem detectar e conter tais alterações, evitando seu agravamento e as consequências dele.
Bons exames preventivos devem sempre se adaptar ao paciente, de acordo com dados como idade, sexo, estado de saúde geral e histórico familiar. Isso permite que os exames sejam direcionados aos pontos de maior atenção, possibilitando uma avaliação mais precisa.
Considerando as possíveis variações, os exames mais comuns em um check-up são:
Mulheres em idade reprodutiva também devem realizar exames ginecológicos de caráter preventivo como Papanicolau e ultrassom transvaginal.
Após os 40 anos, a mamografia também passa a ser indispensável. A regra dos 40 anos vale também para os homens, que devem, a partir dessa idade, realizar exames para a prevenção do câncer de próstata.
Fumantes, obesos, hipertensos e imunodeprimidos devem realizar exames de rotina com uma frequência ainda maior e exames mais específicos. Já pacientes com histórico pessoal e/ou familiar de doença também precisam ficar atentos e visitar o médico regularmente.
A recomendação geral é para que adultos saudáveis realizem um check-up na saúde, pelo menos, uma vez a cada dois anos.
Quem possui histórico de doença na família, é obeso, fumante ou sedentário, deve procurar o médico para um check-up uma vez ao ano.
Já quem possui doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou está em tratamento oncológico deve realizar um check-up a cada seis meses.
No entanto, é importante ficar atento a todos os sinais do seu corpo e realizar um check-up quando algo fugir da normalidade. Situações como sangramentos, emagrecimento ou ganho de peso repentino, alterações na urina, fraqueza repentina, inchaço nas mãos e pés, ou visão turva são sinais de alerta que não devem ser ignorados.
É claro que realizar exames de maior complexidade é mais fácil quando se pode contar com um atendimento médico de maior qualidade, como um plano de saúde. Com ele é possível realizar todos os exames de um check-up, independentemente da sua idade, sexo ou condição de saúde, com muito mais comodidade e segurança.
Felizmente, hoje, é possível encontrar planos em diferentes faixas de preço, com ampla rede credenciada, tornando o check-up na saúde acessível a todos. Para saber mais e tirar suas dúvidas, conte com a Mathel Seguros e faça agora mesmo uma cotação.
Fale conosco!