Nunca se falou tanto sobre saúde, como nos últimos meses. Afinal, a pandemia deixou explícito o quanto nossa saúde é frágil e preciosa ao mesmo tempo. O que nem todos entendem ainda é que para ter saúde é preciso cultivá-la diariamente e o plano de saúde é um grande aliado nessa tarefa.
Planos de saúde são planos oferecidos por empresas privadas, com o objetivo de oferecer atendimento médico de qualidade, entre consultas de rotina, atendimentos emergenciais, preventivos e cirurgias, dentro de uma rede de hospitais e clínicas pré-estabelecidas, chamada de rede credenciada.
Quanto aos procedimentos oferecidos e cobertos pelos planos de saúde, eles devem obedecer ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A lista de procedimentos obrigatórios pode variar de acordo com o tipo de plano, que pode ser odontológico, referência, ambulatorial e hospitalar com ou sem obstetrícia. Por isso, para se certificar de que tem acesso a um procedimento específico, vale a pena consultar as condições e coberturas do seu plano.
Em muitos lugares do mundo não existe sistema público de saúde. Nesses lugares, é natural que as pessoas paguem planos de saúde, como uma forma de garantir o acesso a um atendimento de qualidade nos momentos de maior necessidade.
No Brasil, por sua vez, existe o Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é oferecer atendimento para toda a população que dele precisar. Devido a alta demanda no SUS, os atendimentos podem demorar meses ou anos.
Quem tem plano de saúde, tem a garantia de ser atendido em bons centros médicos e hospitalares, quando e onde precisar. Além disso, a própria ANS garante os prazos máximos para que o atendimento seja fornecido.
Consultas básicas, por exemplo, devem ocorrer em no máximo sete (7) dias úteis e procedimentos de alta complexidade (PAC), 21 dias úteis. Isso, é claro, considerando que o período de carência já tenha sido cumprido.
Ademais, quem tem plano de saúde está preparado contra imprevistos. Afinal, como o próprio nome diz, eles nunca avisam quando vão acontecer e a melhor alternativa é se prevenir.
Por último, mas não menos importante, mesmo havendo a necessidade de pagar mensalmente, o plano de saúde representa uma grande economia no longo prazo.
Exames e diagnósticos complexos, atendimento à gestante e ao bebê, atendimento odontológico de emergência e até mesmo cirurgias emergenciais costumam ser mais caros quando pagos de maneira avulsa. Uma preocupação a menos para quem tem plano de saúde.
Na Mathel Seguros temos parceria com diversas operadoras de planos de saúde, para que você encontre a que melhor atende às suas necessidades e a da sua família ou de seus funcionários. Um deles, certamente, cabe no seu bolso. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre plano de saúde.
Fale conosco!