O nono mês do ano começou e com ele uma enxurrada de posts, vídeos e artigos sobre saúde mental. E não é a toa, afinal, estamos no Setembro Amarelo, um mês especialmente dedicado à informação, conscientização e combate à depressão e ao suicídio. Quer saber mais sobre essa campanha tão importante? Então, continue lendo o artigo.
O Setembro Amarelo ganhou muita força nos últimos anos, graças à internet e as redes sociais. Isso porque é através deles que milhões de pessoas em todos os lugares do mundo se dedicam a espalhar mensagens de apoio e conscientização sobre as doenças que afetam à saúde mental.
Essa campanha tão importante teve início em 2003, quando a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Já a cor amarela foi escolhida por conta de Mike Emme, um jovem que se suicidou aos 17 anos de idade. Para a família e os amigos, Mike era apenas um garoto habilidoso, caridoso e apaixonado pela cor amarela. No entanto, ninguém percebeu que ele precisava de ajuda.
Na tentativa de evitar que mais vidas se percam, os pais e amigos de Mike iniciaram uma verdadeira luta contra o suicídio. A campanha teve início no funeral do garoto, onde 500 fitas amarelas foram distribuídas em cartões com os dizeres: “se precisar, peça ajuda”. Assim começava o que hoje conhecemos como Setembro Amarelo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Os números se tornam ainda mais preocupantes quando apontam que uma pessoa se suicida a cada 40 segundos.
A melhor maneira de reverter esse quadro e diminuir as estatísticas é investindo continuamente em prevenção e as empresas são se suma importância nessa tarefa. Até porque, é no trabalho que passamos quase um terço dos nossos dias e a saúde mental nesses ambientes deve ser uma prioridade.
Mas o fato é que, apesar da intenção, a maioria das empresas não sabe como abordar o assunto de forma leve e o Setembro Amarelo pode ser uma boa oportunidade para começar. Confira as nossas dicas:
A melhor maneira de conscientizar as pessoas sobre a depressão e diminuir o índice de suicídios é falando sobre o assunto. Mais do que entregar fitas de cor amarela, é importante que as empresas mostrem que se importam com a saúde mental de seus funcionários.
Para tanto, invista em palestras e ofereça conteúdo que possibilite o desenvolvimento emocional individual. Além disso, é importante que os colaboradores saibam identificar os sinais da depressão e ansiedade, e tenham onde pedir ajuda.
Não adianta seguir a dica acima se o clima organizacional for desfavorável. Ainda que o ramo de atuação ou o cargo pela pessoa ocupado envolve metas agressivas, a saúde mental deve sempre ser uma prioridade.
A melhor maneira de garantir a produtividade em todos os setores é oferecendo feedbacks regulares, valorizando e reconhecendo pequenos resultados, investindo em capacitação e cuidando para que o ambiente seja sempre saudável.
O ser humano é naturalmente coletivo. Assim, sentimo-nos mais felizes e satisfeitos quanto em grupos onde somos aceitos e valorizados.
Em uma empresa, é fundamental garantir que o trabalho em equipe seja bem realizado, a fim de fortalecer a sensação de pertencimento. Outra dica é incentivar e facilitar a prática de atividades físicas, como yoga, dança, caminhada ou academia.
O Setembro Amarelo é de extrema importância para que possamos reforçar as medidas de combate a depressão e ao suicídio que já devem ocorrer ao longo do ano.
Se a sua empresa valoriza a saúde e sabe da importância do bem-estar de seus funcionários para o bom andamento dos negócios, fale com a Mathel e conheça nossas soluções.
Fale conosco!