Você sabe o que é o consórcio? Muitas pessoas já ouviram falar dessa modalidade de investimento ou até conhecem alguém que já fez, mas não sabem explicar muito bem como isso funciona. Para acabar de vez com as dúvidas, que tal conhecer os principais mitos e verdades sobre o consórcio?
O consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que forma uma espécie de poupança comum, com o objetivo de adquirir algum bem, como uma casa, apartamento, carro e até mesmo serviços.
A fim de garantir a segurança e a confiabilidade de todo o processo, esses grupos só podem ser administrados por instituições autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. A lista dessas empresas é pública e pode ser consultada aqui.
Cada membro do grupo fica responsável por fazer pagamentos mensais de parcelas daquele bem, cujos prazos e valores das mensalidades são definidos no ato da contratação do plano.
Para que a contemplação ocorra de forma justa, mensalmente são realizados sorteios, onde um ou mais membros do grupo recebem a carta de crédito e, com ela, o direito de adquirir o bem ou serviço desejado.
Porém, é importante ressaltar que mesmo após a contemplação, é necessário continuar os pagamentos, conforme acordado no início do consórcio, até que as parcelas sejam quitadas integralmente.
Ainda restaram dúvidas de que o consórcio é uma boa alternativa para quem planeja como investir o seu dinheiro? Então, confira os mitos e verdades sobre o consórcio que podem te ajudar a se decidir na hora de contratar.
Diferente do financiamento, o consórcio não tem juros. Nos consórcios, as administradoras cobram apenas uma taxa para gerenciamento do grupo e fundo de reserva, valor que é diluído no valor das parcelas.
Esses valores e taxas devem estar discriminados em contrato, não aceite surpresas!
Também por isso, o consórcio possibilita maior flexibilidade de pagamento e prazo. É você quem escolhe o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas, de acordo com o seu orçamento.
Quando contemplado, o consorciado pode usar a carta de crédito para comprar o bem, adquirir o serviço (viagens, faculdades e cirurgias plásticas estão entre as possibilidades) ou para quitar um financiamento, por exemplo.
No caso de não resgate da carta, a administradora do consórcio também pode investir o valor em fundos para fazer o montante render mais, ou seja, o dinheiro pago nas parcelas volta para você de uma forma ou de outra.
Os reajustes das parcelas são feitos anualmente acompanhando a inflação, para que a carta de crédito não perca o poder de compra, sendo que o crédito é reajustado na mesma proporção.
Isso garante que os participantes do consórcio não saiam em desvantagem no longo prazo, já que o reajuste será também realizado na contemplação da carta de crédito.
O sorteio é apenas uma das formas de contemplação em um Consórcio. Mas você pode usar os lances para acelerar o processo e adiantar a realização do seu sonho.
Existe o lance livre e o lance fixo. Funciona assim: no lance fixo, existe um valor definido e aqueles que optarem por ele, concorrem somente entre eles.
Já no lance livre você pode escolher o valor que dará como lance (desde que seja um valor compatível com as parcelas restantes). Nesse caso, quem tiver dado um lance maior é contemplado, como um leilão. Tudo dependerá do seu planejamento financeiro para antecipar o valor, caso seu lance vença.
Viu quantas vantagens existem ao contratar um consórcio? Para que esperar mais para dar o primeiro passo na realização do seu sonho? Fale agora mesmo com a Mathel Seguros e saiba como contratar sem burocracia.
Fale conosco!