Entrar em um consórcio é, para muitas pessoas, a realização de um sonho. Essa modalidade de investimento possibilita adquirir bens e serviços de baixo ou alto valor, sem que isso pese no orçamento do mês. Mas, para que esse sonho não vire pesadelo, é preciso tomar alguns cuidados. Confira a seguir as principais dicas para quem vai entrar em um grupo de consórcio.
O consórcio, trata-se de uma modalidade de crédito baseada em financiamento sem juros. Diversas pessoas com objetivo comum se unem, contribuindo igualmente todos os meses, numa espécie de poupança compulsória.
Na prática, isso permite que bens ou serviços de qualquer valor, como casas, automóveis, motocicletas, embarcações e até cirurgias plásticas, sejam adquiridas pelos consorciados sem a incidência de juros.
Varias pessoas participam em grupos de consórcios, pois são muitas as vantagens em adquirir bens ou serviços.
Reunimos algumas dicas importantes. Confira a seguir:
Assim que você decidir entrar em um grupo de consórcio, o primeiro – e mais importante – passo é pesquisar sobre a empresa que oferece o produto.
Faça busca no Banco Central e verifique se a administradora de consórcio pretendida está autorizadas a operar no país. Feito isso, vale a pena olhar as redes sociais da empresa e sites para avaliar o modo de operação e contemplação.
Faça contato com seu corretor e entenda como funciona o consórcio. Esclareça as possíveis dúvidas e peça auxílio para programar a aquisição do seu bem ou serviço. Lembre-se, realizada a programação de forma correta, você pode economizar até 50% do valor do bem ou serviço, comparado ao financiamento.
Para saber outras informações como lances, contemplações e outros benefícios do consórcio, clique aqui e saiba mais.
As administradoras de consórcio não cobram juros, mas o prazo, valor do crédito e do investimento periódico distinguem de uma empresa para outra.
Dica valiosíssima para quem desejar participar de um grupo de consórcio é pesquisar quanto ao prazo de duração, o valor do crédito e da contribuição mensal.
Lembre-se, procure o plano mais vantajoso para você. Isso porque, apesar de não haver juros nas compras consorciadas, todas as operadoras cobram uma taxa de administração e essa taxa pode ser bem diferente entre uma empresa e outra.
É o momento mais esperado pelo participante do grupo de consórcio. A possibilidade de comprar o bem ou usufruir do serviço desejado.
Geralmente as administradoras disponibilizam uma carta de crédito, onde o participante tem a livre escolha de comprar o bem ou contratar o serviço, com força de pagamento a vista.
É importante conferir se a administradora de sua escolha possibilita, no ato da contemplação, uma carta de crédito para aquisição do bem ou serviço, ou se realiza a entrega do produto em si.
O consórcio é uma opção interessante para pessoas que querem investir o seu dinheiro e não pretendem adquirir o bem imediatamente. Simultaneamente poupa e rentabiliza o investimento.
Quando se trata de proteger patrimônio, não há dúvidas de que um corretor de seguros é o profissional mais indicado. Com consórcios não é diferente.
O corretor poderá orientar qual a melhor opção e estratégia, orientando sobre os planos existentes, prazos e valores da contribuição para que você conquiste o seu objetivo.
O corretor de seguros, como intermediário, auxiliará a procurar amparo diretamente na empresa ou órgão regulamentador.
Quer saber mais sobre como entrar em um consórcio e dicas para não errar na sua escolha? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas, conte com a Mathel Seguros.
Fale conosco!