Um a cada 5 imóveis comprados em 2020, durante a pandemia, foram através de consórcio. Os números continuam crescendo em 2021 e mostram uma excelente oportunidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Para saber mais, continue a leitura do artigo.
Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), as vendas de novas cotas de consórcio aumentaram 142% em relação ao ano passado. Ainda segundo a associação, o Brasil já conta com mais de 1 milhão de beneficiários de consórcio ativos.
Os dados chamam ainda mais atenção, quando analisamos que o aumento da procura pelo consórcio ocorreu durante a pandemia, em um período de forte recessão econômica.
Porém, segundo os especialistas, são justamente as vantagens e benefícios oferecidos pelas operadoras de consórcio que têm tornado essa uma alternativa mais vantajosa e, portanto, mais procurada por quem deseja aumentar o patrimônio.
Prova disso são os planos com duração maior e taxas menores, o que torna as parcelas mais democráticas, contemplando diferentes realidades. Mas, também é possível encontrar planos de menor duração, ideais para quem não tem tempo a perder.
E o que acontece com quem contratou um plano de consórcio longo e, nesse meio tempo, conseguiu um dinheirinho a mais? Nesse caso, é possível antecipar a realização do sonho da casa própria através de um lance.
Essa é uma opção interessante quando há a possibilidade de aportar uma quantia maior de dinheiro, pois, mesmo que o beneficiário não seja contemplado, o valor do lance será utilizado para abater o saldo restante.
Outro motivo que colabora para o aumento da procura pelo consórcio, é o fato de esta ser uma opção de investimento seguro e com múltiplas vantagens.
Funcionando como uma espécie de poupança forçada, quando o beneficiário é obrigado a reservar determinada quantia mensalmente, ele colabora para o melhor uso do dinheiro e oferece a certeza de receber o valor ou bem escolhido até o fim do contrato.
Além disso, quem opta pelo consórcio está protegendo o seu dinheiro de ser consumido pela inflação, algo que normalmente ocorre com a poupança tradicional.
Por fim, o consórcio é versátil. Ou seja, ainda que seu nome seja “consórcio imobiliário”, o contemplado tem liberdade para usar o valor para construir, reformar, adquirir terrenos, imóveis na planta ou imóveis prontos para morar, de acordo com as suas necessidades e o seu momento de vida atual.
Essa é uma vantagem especialmente importante, já que as necessidades de uma pessoa com 20 anos, solteira e sem filhos, não necessariamente serão as mesmas de quando ela tiver 30, por exemplo.
E se você está se planejando para adquirir o primeiro imóvel, melhorar o seu imóvel atual ou, simplesmente, aumentar o seu patrimônio, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossas opções de consórcio. Um deles, certamente, cabe no seu bolso.
Fale conosco!