Estamos em setembro, mês dedicado à campanha de prevenção do suicídio. A importância dessa ação se dá através dos próprios números: cerca de 13 mil pessoas por ano cometem suicídio no Brasil. Conheça o Rol de procedimentos da ANS para cuidar da saúde mental que podem ajudar a mudar essa realidade.
Se os dados nacionais são alarmantes, olhar para o total de suicídios ao redor do mundo pode ser ainda mais: cerca de 1 milhão de pessoas por ano tiram a própria vida. Desses, mais de 96% estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão.
Estudos mostram que mais da metade das pessoas que morreram por suicídio nunca consultaram um profissional de saúde mental ao longo da vida, o que é muito grave.
Assim como visitamos um cardiologista quando sentimos dor no peito e como vamos ao ortopedista quando doem os ossos, visitar um profissional de saúde quando ela não vai bem é primordial.
A prevenção é o primeiro grande passo para que os transtornos mentais não avancem e não se tornem graves. Depressão é uma doença e, como qualquer outra, merece ser respeitada e tratada como tal.
Um dos principais objetivos da campanha Setembro Amarelo é conscientizar a população a respeito dos riscos e das possibilidades de tratamento para as doenças da mente, como depressão e ansiedade. Isso se faz, principalmente, ficando alerta aos sinais do próprio corpo e visitando um médico especialista assim que perceber que algo foge à normalidade.
Tristeza profunda e constante, vontade de não fazer nada, indisposição contínua, desânimo, angústia, ansiedade injustificada, entre outros, são sintomas de transtornos mentais que podem e devem ser tratados com um profissional.
Esse tratamento e acompanhamento se torna mais fácil quando se tem um plano de saúde, já que o Rol de procedimentos da ANS para cuidar da saúde mental é completo e extenso. Fazem parte dele:
Tem direito a esses procedimentos todos os beneficiários de planos de saúde. Aliás, a procura por esse tipo de serviço tem aumentado ano após ano, segundo a ANS. Se em 2011 eram cerca de 7 milhões de consultas com o psicólogo por ano, em 2018 foram mais de 17 milhões.
Se você se sente ansioso, estressado, angustiado ou sente que a sua saúde mental precisa de cuidados, fale sobre isso. Mais importante do que reconhecer o problema é agir, isso salva vidas!
Como beneficiário do plano de saúde, é possível prevenir e tratar os principais transtornos mentais de maneira rápida, eficiente e respeitosa, como deve ser. Para saber mais sobre como contratar, fale agora mesmo com um de nossos especialistas.
Fale conosco!