Por questões culturais e o próprio preconceito, muitos homens acabam deixando os cuidados com a própria saúde de lado. Com isso, eles também se tornam mais vulneráveis às doenças potencialmente graves, como doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres.
Empresas públicas e privadas têm papel fundamental para mudar esse cenário, uma vez que conseguem mais facilmente a atenção e a adesão do público masculino a campanhas de saúde, como o Novembro Azul.
Essa é também uma forma de naturalizar os cuidados de saúde que deveriam fazer parte da rotina dos homens, tal como ocorre entre as mulheres. Mudar essa cultura de que “ir ao médico é frescura” ou “isso não é coisa de homem” é, na realidade, uma responsabilidade de todos.
Mas, afinal, como quebrar essa resistência cultural e promover a saúde integral do homem? Confira a seguir.
Primeiro, precisamos entender a saúde integral como aquela que engloba todas as partes do corpo físico e mental. Muitos homens praticam atividade física, se alimentam bem e acham que isso é o suficiente para garantir a saúde de todo o seu organismo, o que não é, necessariamente, verdade.
Uma das maneiras mais eficientes de se promover a saúde integral masculina é por intermédio das empresas que, por estarem mais próximas destes homens, conseguem aproveitar melhor o contato com eles. Algumas formas de se fazer isso, são:
A maneira mais eficiente de aumentar a consciência de um público sobre determinado problema é falando sobre ele. Por isso, promover palestras de saúde dentro das empresas é uma das melhores maneiras de informar e orientar sobre as principais doenças que acometem os homens.
Participar ativamente de campanhas de saúde como o Setembro Amarelo (saúde mental) e o Novembro Azul (câncer de próstata) é uma das melhores formas de engajar e impulsionar clientes e funcionários homens a cuidarem da própria saúde, se atentando aos sintomas e realizando exames preventivos.
Manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e livre de vícios é a melhor maneira de prevenir e combater doenças.
As empresas podem colaborar com isso ao oferecer convênio com academias e clubes, além de refeições balanceadas durante o horário de trabalho, por exemplo.
A morosidade do sistema público de saúde é um dos fatores que colaboram para o afastamento dos homens. Sendo assim, tão importante quanto informar sobre a importância dos exames preventivos e consultas de rotina, é facilitar o acesso dos homens a estes serviços.
Ter um plano de saúde individual ou empresarial é também demonstrar o seu zelo pela qualidade de vida e bem-estar dos que trabalham com você. Por meio deles, homens e mulheres podem se consultar com qualidade e agilidade por meio de uma ampla rede credenciada, favorecendo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Se a sua empresa ainda não oferece plano de saúde para os seus funcionários, mas deseja promover a saúde integral de homens e mulheres, faça agora mesmo uma cotação e tire as suas dúvidas sobre o assunto com um de nossos especialistas!
Fale conosco!