Estamos em novembro, mês inteiramente dedicado à prevenção e combate do câncer de próstata, por meio da campanha Novembro Azul. Dentre os objetivos da campanha, está a disseminação da informação acerca dos sinais de alerta e meios de prevenção para a doença, os quais falaremos a seguir.
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Sua prevalência é significativamente maior após os 65 anos, compreendendo mais de 75% dos casos.
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua função é produzir o líquido prostático, que compõe o líquido da ejaculação, nutrindo e protegendo os espermatozóides.
Por conta da região em que se encontra e também de sua função no organismo do homem, os primeiros sinais de alteração na próstata costumam estar relacionadas a urina, a ejaculação e o sexo. Dentre os mais comuns, estão:
Porém, é importante ressaltar que nem sempre o câncer de próstata apresentará sintomas e que muitas vezes a doença pode ser silenciosa, até que esteja em um estágio avançado e de difícil tratamento.
Por isso, tão importante quanto conhecer os sinais e sintomas do câncer de próstata é realizar os exames preventivos periodicamente, principalmente após os 55 anos.
Manter um estilo de vida saudável é, sem dúvidas, a melhor maneira de prevenir doenças em qualquer fase da vida, incluindo o câncer de próstata. Deste modo, algumas maneiras eficientes de se prevenir da doença são:
Por outro lado, o câncer de próstata não possui uma causa conhecida, mas existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de que ele aconteça, como idade, raça e histórico familiar.
Logo, a melhor forma de prevenir o câncer é ficar atento aos sinais e sintomas que o seu corpo dá, e – principalmente – comparecer aos exames de rotina na frequência estipulada pelo médico de acordo com a sua idade e necessidades individuais.
Não se esqueça: o câncer de próstata tem cura e as suas chances são de 90% quando diagnosticado precocemente. Um simples toque pode salvar a sua vida. Cuide de você e de quem você ama.
Fale conosco!