Não importa o setor ou o tamanho da empresa, uma das reclamações mais frequentes entre os gestores é sobre a alta rotatividade de funcionários.
Colaboram para este cenário o perfil dos novos trabalhadores – cada vez mais capacitados e com novas perspectivas de carreira, e a competitividade do mercado. Com isso em mente, fica fácil entender a importância de contar com benefícios para seus colaboradores.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management com mais de 30 mil pessoas ao redor do mundo constatou que pessoas motivadas são 50% mais produtivas.
Para a surpresa de muitos gestores, essa motivação, segundo os próprios trabalhadores, está muito mais ligada a recompensas sociais e não-materiais, do que com recompensas salariais e financeiras.
Isso acontece porque um funcionário, independentemente de seu cargo, produz melhor quando se sente bem no ambiente que está. Ao se sentir acolhido, reconhecido e valorizado como pessoa, a relação deixa de ser apenas laboral e passa a ser de pertencimento.
Uma vez que se sente parte daquele grupo, os objetivos da empresa passam a ser também os objetivos do colaborador, de modo que ele não se sinta obrigado a cumprir suas tarefas, mas tenha prazer e vontade em fazê-las.
Tudo isso parece um sonho pra você, gestor? Pois saiba que além de ser algo completamente possível, essa já é a realidade de muitas empresas que já perceberam a importância de contar com benefícios para seus colaboradores.
Dentre os vários benefícios que uma empresa, seja ela de pequeno porte ou uma multinacional, obtêm ao oferecer benefícios para seus colaboradores, alguns se destacam:
Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso mais do que um bom salário para reter um talento. O que os trabalhadores buscam hoje está muito mais relacionado com qualidade de vida do que com alta remuneração. Sendo assim, empresas que oferecem benefícios saem na frente na hora de atrair e reter colaboradores qualificados.
Ao incentivar a prevenção e o autocuidado, seja por meio de planos de saúde ou odontológicos, por exemplo, fica mais fácil identificar e tratar doenças precocemente. Uma empresa que zela pela manutenção da saúde de seus funcionários, certamente sofrerá menos com faltas e atestados.
Quando uma empresa incentiva e reforça a importância de um funcionário estar física e mentalmente saudável, ele sabe que não é apenas um número, mas alguém valoroso para aquela organização. Deste modo, a produtividade aumenta e o índice de rotatividade cai, o que no longo prazo pode representar uma importante economia para a empresa.
Existe uma infinidade de tipos de benefícios que podem ser oferecidos aos seus funcionários. A maioria deles torna-se extremamente barato e vantajoso quando feito em quantidade, sendo algo acessível e recomendado para todos os tipos de empresas que prezam pela produtividade.
Alguns tipos de benefícios para colaboradores bastante comuns são: plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico, cesta básica, vale alimentação, descontos em empresas conveniadas, bolsas de estudo, creche para filhos, etc.
E você, ainda não tem plano de saúde, seguro de vida ou plano odontológico para seus colaboradores? Faça agora mesmo uma cotação e surpreenda-se com as possibilidades.
Fale conosco!